domingo, 21 de março de 2010

Pães de pepitas de chocolate.

Olá, hoje trago uma receita muito fácil de fazer.
Eu sou uma dona muito orgulhosa de uma maquina de fazer pão que utilizo  duas ou três vezes por semana, por isso esta receita é para a mfp.
Nesta receita eu utilizo a farinha de brioche do continente, eu sei que muitos não gostam, mas dá cá um jeitaço não ter que fazer mistura até a receita dar certo e é difícil sair mal.


Na forma de máquina coloca-se o ingredientes como especificado no pacote de farinha e selecciona-se o programa de massa, e deixa-se a maquina a trabalhar.
Enquanto a maquina bate e leveda a massa, parte-se uma barra de chocolate com a ajuda de uma faca. Eu gosto muito do chocolate preto e utilizo um chocolate que compro no Lidl que tem 72% de cacau de 100g e é baratinho.

Quando a máquina terminar o programa coloca-se o chocolate dentro da forma e põe-se outra vez a maquina a bater a massa (o mesmo programa que se utilizou), mas isto é só para misturar o chocolate é uma questão de minutos, pois quanto mais bater mais derrete e a ideia é ter bocadinhos de chocolate, eu deixo bater quase dois minutos e depois paro o programa.

Ligo o forno a lume médio e coloca-se uma forma rectangular com água na prateleira de baixo. Na prateleira do forno metálica faz-se uma cama de farinha peneirada e reserva-se.

Na bancada coloca-se farinha e despeja-se a forma da maquina com a ajuda de um raspador (cá em casa chamo-lhe o salazar?) Depois é só cortar a massa com uma faca e fazer bolinhas com a ajuda da farinha, de forma a não se agarrar ás mãos. Não é indicado que se passe muito tempo com a massa nas mãos, pois o pão depois de cozido pode ficar seco e não é essa a ideia.

As bolinhas colocam-se na prateleira metálica (onde se fez a cama de farinha) afastadas umas das outras de maneira a que tenham espaço para crescer.

(Esta foto é só um exemplo de como se deve colocar o pão.)

Quando terminar a massa coloca-se a prateleira no forno ao lume médio-baixo e deixa-se ficar por 20m a 30m.



Depois de cozer retira-se do forno e passa-se o pão para uma grelha, com a ajuda de um pincel retira-se a farinha excedente.



Os meus pães ficam assim.

5 comentários:

  1. Que aspecto delicioso!!!acho que vou experimentar...contínua e boa sorte para o teu blog!!!

    ResponderEliminar
  2. Que bom, inspirações para cozinhar. Vou pedir ao Eduardo para te passar umas receitas no wok, é que ele também cozinha para meu regalo. Beijinhos, vou passando!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada! Prometo que ainda hoje deixo mais uma ou duas receitas, quero ter uma receita por dia no blogue. E aceito que me enviem receitas para depois de experimentadas por mim serem colocadas aqui.

    ResponderEliminar
  4. Receita fantastica, muito saborosa, podes fazer mais vezes e trazer para os teus colegas de trabalho!!

    Sérgio M

    ResponderEliminar
  5. Eu já provei estes paezinhos e posso dizer que são muitoooooooooooooooooooooo bons. São tambem excelentes para se criar LAÇOS para um conjunto de pessoas que não se conheciam. Posso dizer que resulta e de que maneira! São tambem muito bons para as crianças pequenas e grandes.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger