quarta-feira, 31 de março de 2010

Peru no wook

Esta receita foi inventada por mim, isto é, como leio muitos livros de culinária foi apenas me inspirando no que lia.
Os ingredientes são os seguintes:
4 peitos de peru, cortados aos cubos
1 alho francês, cortado ás rodelas
1 cebola cortada as rodelas ou aos gomos
azeite
200ml de água ou cerveja
polpa de tomate
sal qb

O ideal é preparar os ingredientes antes de começar a cozinhar, vai ver que é muito mais fácil e rápido, pois estes ingredientes cozem depressa.

No wook coloque a cebola com o azeite a refogar.

Cuidado ao refogar, o fogo não pode estar muito forte, pois em vez de cozer a cebola no azeite está a fritar e a queima-la e isso não é o ideal.
Quando a cebola estiver translucida, coloque o peru a refogar com a cebola, e mexa de vez em quando para que a carne fique cozida uniformemente.

Aqui está o peru ainda a cozer.

Quando o peru estiver cozido ou dourado, coloque o alho françês e deixe refogar junto com o peru e a cebola.


Ao colocar o alho tem que ter em atenção a água. Se vir que tem pouca, pode acrescentar um pouco, não convêm por toda, pois o alho também vai largar alguma à medida que coze. Nesta  altura também pode pôr uma ou duas colheres de sopa de polpa de tomate e sal. Depois é só deixar cozer e mexer de vez em quando, se o seu wook tiver uma tampa, pode tapar pois assim coze mais rápido. Quando o alho estiver quase cozido, probe o olho e rectifique o sal se for preciso.

É este o aspecto final no wook.

Se quiser pode acompanhar isto com massa esparguete simplesmente cozida "al dente", ou um arroz branco, garanto que é de comer e chorar por mais.
Espero que experimentem.





sexta-feira, 26 de março de 2010

Peito de frango recheado com queijo.

Cá em casa gostamos muito de carnes brancas, se ainda não repararam, por isso é um dos ingredientes que mais utilizamos.
Acho que qualquer pessoa que não saiba fazer grandes comidas na cozinha, sabe pelo menos grelhar bifes de vaca, perú ou frango, e irá chegar a uma altura em que já está farta de fazer sempre os mesmos grelhados. Por isso hoje trago uma receita para cortar a rotina do simples bife de frango grelhado.
Tem alturas cá em casa que compro os peitos de frango embalados nos supermercados e outras alturas compro no talho.
No talho, quando sei que vou fazer esta receita peço ao senhor do talho para  fazer um pequeno golpe no peito de frango, de maneira a fazer uma pequena bolsa.
Nessa pequena bolça coloco queijo ralado, pode ser flamengo ( aquele queijo de bola, para quem não sabe) ou qualquer outro queijo (queijo de cabra, vaca ou mistura), se o queijo for muito apurado não vale apena colocar sal, pois por si só, o queijo já tempera o peito.

O queijo da esquerda é de cabra e o da direita é castelões.

Este peito por acaso ficou muito aberto, no meio coloca-se o queijo.

Depois leva-se a grelhar, o grelhador tem que estar mesmo muito quente.

Quando vir que já está bem passado desse lado pode virar ao contrário.
Quando estiver dourado dos dois lados como está na foto em cima, pode tirar e servir.

Desta vez fiz para acompanhamento arroz de ervilhas e uma salada mediterrânica com tomate.



Espero que gostem!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Pudim de atum.

Esta receita foi me dada por um colega de trabalho à algum tempo atrás, experimentei e foi aprovada cá em casa.
Primeiro faça um arroz branco normal , se já tiver feito ainda melhor, menos trabalho tem. Num outro tacho refogue uma cebola em azeite, entretanto abre duas ou três  latas de atum (depende da quantidade de arroz) e retire o óleo. Quando a cebola estiver loirinha coloca-se o atum, metade de uma garrafa de cerveja (ou água para quem não gostar muito apetitoso), duas colheres de sopa de polpa de tomate e deixe apurar.




Eu costumo escorrer o óleo do atum neste escorredor, assim fica mais seco.


Aqui está o atum a apurar com a cerveja e tomate.


Quando estiver pronto pode colocar salsa, fica ao critério de cada um. Agora só falta empratar, numa travessa coloca-se o arroz, depois o atum e no final queijo ralado.




Depois é só levar ao forno para gratinar, para ficar com este aspecto.



Bom apetite!

P.S.: Se não quiserem levar ao forno não faz mal. Não coloquem muito queijo porque se não consegue derreter por completo.


quarta-feira, 24 de março de 2010

Mimosas

Já pensou o que fazer com a garrafa de champanhe que está guardada lá no fundo do armário. Aquela garrafa de champanhe que só de olhar para ela lembra-se "deves de ser tão azeda que me vais arrepiar todo só de dar um gole". Eu tenho uma solução para evitar isso e é esta simples receita que utilizo para eliminar estas indesejadas garrafas cá de casa.
Meta a garrafa no frigorifico, como se faz com qualquer champanhe, tem que estar mesmo fresca. Antes de servir esprema 3 ou 4 laranjas, depende do sumo delas, nas flutes onde se vai servir o champanhe coloque 1 terço do sumo de laranja e o resto com a champanhe. E já está uma mimosa de laranja.
Se quiser pode utilizar sumo de pacote mas opte pelo de nectar, pode também utilizar outros frutos como por exemplo morangos ou frutos vermelhos, mas o ideal é esmaga-los antes ou passa-los pela varinha mágica.
Lembre-se que ao utilizar frutos naturais a bebida não ficará muito doce pois o champanhe corta o doce, já em contrapartida os sumos de pacote faz com que a bebida fique mais doce.
Dizem que esta bebida é uma bebida para senhoras mas tudo depende de quem a faz, pode fazê-la mais doce ou a saber mais a alcool.
Espero que gostem.
Imagem retirada do site http://www.esquire.com/

terça-feira, 23 de março de 2010

Iogurte com cereais

Olá, hoje trago uma receita para se fazer para o lanche, muito simples e barata.
Numa taça coloca-se os cereais, depois coloca-se fruta (bananas, maçãs, ou qualquer outra fruta) e por cima disto coloca-se um iogurte.











Eu prefiro açucarado, mas também pode-se utilizar os naturais.
Se acharem que é muito simples, podem fazer da seguinte forma, na taça ou num copo alto, coloca-se geleia, depois o iogurte e para acabar os cereais. Só o aspecto é convidativo para meter lá a colher.






domingo, 21 de março de 2010

Pães de pepitas de chocolate.

Olá, hoje trago uma receita muito fácil de fazer.
Eu sou uma dona muito orgulhosa de uma maquina de fazer pão que utilizo  duas ou três vezes por semana, por isso esta receita é para a mfp.
Nesta receita eu utilizo a farinha de brioche do continente, eu sei que muitos não gostam, mas dá cá um jeitaço não ter que fazer mistura até a receita dar certo e é difícil sair mal.


Na forma de máquina coloca-se o ingredientes como especificado no pacote de farinha e selecciona-se o programa de massa, e deixa-se a maquina a trabalhar.
Enquanto a maquina bate e leveda a massa, parte-se uma barra de chocolate com a ajuda de uma faca. Eu gosto muito do chocolate preto e utilizo um chocolate que compro no Lidl que tem 72% de cacau de 100g e é baratinho.

Quando a máquina terminar o programa coloca-se o chocolate dentro da forma e põe-se outra vez a maquina a bater a massa (o mesmo programa que se utilizou), mas isto é só para misturar o chocolate é uma questão de minutos, pois quanto mais bater mais derrete e a ideia é ter bocadinhos de chocolate, eu deixo bater quase dois minutos e depois paro o programa.

Ligo o forno a lume médio e coloca-se uma forma rectangular com água na prateleira de baixo. Na prateleira do forno metálica faz-se uma cama de farinha peneirada e reserva-se.

Na bancada coloca-se farinha e despeja-se a forma da maquina com a ajuda de um raspador (cá em casa chamo-lhe o salazar?) Depois é só cortar a massa com uma faca e fazer bolinhas com a ajuda da farinha, de forma a não se agarrar ás mãos. Não é indicado que se passe muito tempo com a massa nas mãos, pois o pão depois de cozido pode ficar seco e não é essa a ideia.

As bolinhas colocam-se na prateleira metálica (onde se fez a cama de farinha) afastadas umas das outras de maneira a que tenham espaço para crescer.

(Esta foto é só um exemplo de como se deve colocar o pão.)

Quando terminar a massa coloca-se a prateleira no forno ao lume médio-baixo e deixa-se ficar por 20m a 30m.



Depois de cozer retira-se do forno e passa-se o pão para uma grelha, com a ajuda de um pincel retira-se a farinha excedente.



Os meus pães ficam assim.

sábado, 20 de março de 2010

Pita de frango a minha moda.

Esta receita cá em casa faz furor, por acaso nunca servi isto aos meus amigos, mas a "cobaia" cá de casa (o marido) adora e eu também.
Começa-se por cozer dois peitos de frango em água e sal. Eu costumo a colocar um caldo de galinha e reduzo ao sal, o ideal é o frango saber a frango.

Depois de cozido desfia-se o frango todo, esta é a parte que dá mais trabalho, e reserva-se.




Num wok, ou frigideira anti-aderente, coloca-se 200g de bacon cortado aos cubos, deixa-se alourar até a gordura desaparecer. Depois coloca-se o frango desfiado e mexe-se. Coloca-se duas colheres de sopa de molho inglês e volta-se a mexer. (Na minha opinião isto é o "tchan" do sabor da sanduiche.) No final coloca-se uma boa quantidade de mayonese e mexe-se tudo e está pronto o recheio da sanduiche.


O pão de pita compro no jumbo ou continente, dou principalmente mais atenção aos pães maiores, e em casa faço como diz na embalagem, 2 minutos na torradeira e depois é só rechear.



Bom Apetite!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Seja bem-vindo!!

Olá! Já à muito tempo que ando a pensar em fazer um blogue, mas nunca tive coragem... Agora já está! Espero que este primeiro post seja só o primeiro de muitos.
Decidi criar este blogue para passar receitas que eu própria fui inventando e outras que descobri aqui na net ou em livros.
O meu pequeno desejo é que este blogue seja um bocadinho inspirador. Vou tentar por fotos de todos os passos das receitas que postar aqui, para assim tentar influenciar as pessoas.
Agradeço desde já que comentem e também que me passem as suas receitas.
Powered By Blogger